Dicas Para Permanecer Saudável ao Viajar

Acho que ninguém gosta de estar doente, certo? Quando o corpo dói, o nariz fica congestionado e você só quer saber de ficar na cama… Mas isso se torna ainda pior quando você está longe de casa.

Mas isto é normal, aconteceu até com os melhores de nós – na minha primeira viagem a Praga, fiquei empolgada, querendo conhecer tudo o que a capital tinha para oferecer.

Fiquei dias pesquisando os melhores pontos turísticos, planejei a viagem como ninguém…

Porém, quando eu cheguei lá, passei a maior parte do meu tempo deitada na cama com um resfriado e dor de cabeça (imaginem a minha decepção).

Então, para que possa evitar que a mesma coisa aconteça com você, separei algumas dicas para que possa se manter saudável enquanto viaja, que certamente te ajudarão.

Verifique os avisos de saúde do seu destino

equipamento medico

Antes de embarcar em sua aventura, consulte o site Ministério da Saúde ou CDC para obter informações de saúde para onde você está indo.

Através dessas redes você terá informações detalhadas sobre surtos, gravidades de doenças, vacinas e medicamentos recomendados.

Eles também informam a probabilidade de certas doenças com base no seu itinerário planejado e oferece dicas adicionais para se manter saudável.

Além disso, oferece conselhos especializados sobre como se preparar para a sua viagem e o que deve se procurar quando voltar para casa. Dessa forma, você estará preparado para cada etapa da sua jornada!

Levar um kit de primeiros socorros

É aconselhável sempre levar um mini kit de primeiros socorros junto com você enquanto viaja.

Não precisa ser nada muito extravagante, mas é importante carregar alguns itens essenciais que podem lhe ajudar caso comece a se sentir mal.

Aqui estão alguns remédios que eu sempre levo comigo:

  • Band-Aid (curativo);
  • Neosporin (pomada antibiótica);
  • Tylenol (para dores e febre);
  • Zyrtec (para alergias);
  • Sonrisal (para dor de estômago);
  • Dramamine (para enjoo).

Lembrando, é importante que consulte o seu médico antes de usar alguns desses medicamentos citados acima.

Eu uso com as minhas recomendações médicas, para que eu possa me manter saudável durante as minhas viagens!

Ande com lenços e álcool em gel

alcool em gel

Muito antes da pandemia COVID-19 já era o certo estar sempre lavando as mãos, mantê-las limpas o máximo que puder durante a viagem.

Mas quando uma pia e sabão não estão disponíveis, é importante que tenha lenços umedecidos e álcool em gel para as mãos.

A melhor maneira de se manter higiênico durante longas viagens, são com estes itens. Pois eles matam 99% dos germes, vírus e o que quer que você tenha entrado em contato.

Então isso é uma obrigação, não apenas só agora durante o surto, mas manter-se limpo sempre!

Tome Vitaminas

Posso até parecer sua mãe falando agora, mas use vitaminas! Ao manter a sua imunidade e saúde boa, aumenta a resistência do seu corpo para combater doenças.

Além disso, é comprovado que ao usar vitaminas aumenta os níveis de energia, diminui stress, ansiedade e também reduz sintomas de alergia.

Como preocupação extra, uns dias antes de ir viajar, eu já tomo as minhas vitaminas, principalmente vitamina C e Zinco, para deixar o meu sistema imunológico preparado e pronto para suportar as minhas aventuras.

Mantenha-se hidratado

tomando agua

Ficar hidratado é outra das melhores dicas para se manter saudável durante a viagem. Água potável ajuda seu sistema imunológico, digestão, pressão arterial, função renal e níveis de energia.

Claro, é possível ter muita coisa boa. E beber muita água pode ser ruim para você. Assim, uma regra comum é beber cerca de oito copos de água por dia (ou cerca de 2 litros). Isso é conhecido como a regra 8×8.

Assim como é crucial manter-se hidratado, é igualmente inteligente ficar longe de coisas que podem desidratar você.

Infelizmente, isso inclui bebidas açucaradas e bebidas alcoólicas. Mas isso não significa que você não pode beber (é férias, afinal!), porém, beba com moderação.

Alimentar-se bem

Bom, se beber água já é importante, quem dirá comer bem né…

Claro, que viajar é uma excelente desculpa para comer guloseimas, fritas, refrigerantes e muito mais. Porém, esses alimentos não fazem nada pela sua energia, sono e saúde em geral.

No entanto, evite carboidratos excessivos, doces e gorduras. Em vez disso, tente trabalhar em alimentos mais ricos em proteínas e folhas verdes para fazer você se sentir.

Isso não significa que você não pode desfrutar de algumas guloseimas, apenas mantenha a sua dieta balanceada para se manter saudável.

Descanse

Diferentes fusos horários, caminhadas excessivas, lutando com bagagem pesada, o estresse de pegar vôos, trens, Ubers… é muito.

Então, para evitar a exaustão, é importante descansar – tente manter seu sono em dia e se permita descansar um pouco para se recuperar e aproveitar os demais dias.

Sou a primeira a admitir que sou péssima com isso… fico tão empolgada com as minhas viagens, que às vezes, só descanso 2-3 horas antes de começar as minhas aventuras.

Mas confesso que isso é péssimo, pois no meio do dia certamente estarei cansada e tenho que ir dormir um pouco, para evitar ficar estressada durante os passeios.

Proteja sua pele

passando protetor

Siga esse conselho e use protetor solar! Falando como alguém que já teve câncer de pele antes, não é muito divertido.

E a melhor maneira de prevenir isso (juntamente com sinais de envelhecimento, como rugas e manchas solares), é usar protetor solar extra forte, dependendo do seu destino.

Por exemplo, FPS 50 bloqueia cerca de 98% dos raios nocivos do sol. E, FPS 100 protege em torno de 99%.

Claro, todos queremos voltar das nossas férias com um brilho saudável. Acredite em mim, seu eu mais velho vai agradecer-lhe por não assar no sol como um pedaço de bife.


Bom, essas foram as minhas dez dicas para se manter saudável durante a viagem, para que você não corra o risco de perder metade da sua viagem assim como eu…

E você? Quais maneiras usa para se manter saudável enquanto está longe de casa? Comente abaixo, adoraria saber e receber umas dicas também!

Thanks for Reading

Enjoyed this post? Share it with your networks.

Leave a Feedback!